4 de agosto de 2014

Dieta de Verão (Parte II)

Hoje venho cá com a segunda parte do post Dieta de Verão.

Escusado será dizer que esta dieta pode ser posta em prática em qualquer altura do ano e quando bem vos apetecer ou necessitarem.
Não sou nenhuma nutricionista ou dietista para vos dizer o que podem ou não comer mas deixo-vos, mais uma vez, algumas dicas que uso e que vejo que fazem a diferença!

1. Saladas! As saladas sabem super bem durante o verão. Frescas e versáteis mas sempre com uma proteína, pelo menos, são o ideal para comer de uma forma saudável e com um sabor delicioso.
Algumas de vocês podem sentir que não vale a pena comer saladas para passados alguns minutos já estarem novamente com fome, e se isso vos acontece, têm toda a razão. O truque!? Juntem à vossa salada muita proteína (como carne, ovo, etc...)  que vos impeça de ter fome rapidamente.


2. Pequeno-almoço nunca pode falhar. Neste aspeto eu não posso falar muito porque, principalmente durante o período de aulas, quase nunca tomo o pequeno-almoço por não conseguir comer nada tão cedo pela manhã, mas sei bem que isso é um grande erro que cometo.
O que sei na teoria (e que não coloco em prática) é que o pequeno-almoço deve ser aquilo que o próprio nome indica: um almoço em escala mais pequena. 
Tentem comer bastantes hidratos de carbono pouco refinados como flocos de aveia, frutos secos gordos sem sal e açúcar, e fruta fresca, com alguma moderação. Podem até "brincar" um pouco com todos estes alimentos e juntá-los num iogurte grego, criando uma refeição bem apetitosa!
E lembrem-se sempre, quanto mais rico for o vosso pequeno-almoço mais energia terão para o vosso dia, para as vossas aulas e até o vosso cérebro vai funcionar melhor em testes, etc.


3. Comam muitos legumes. Os legumes para além de fazerem bem à saúde em geral são também uma grande fonte de fibras e outros nutrientes. Podem até torná-los mais saborosos salteando-os com algumas ervas aromáticas, por exemplo.

4. Mastiguem bem. Todas já devem conhecer esta dica. Mastigar bem os ingredientes faz com que fiquem sem fome mais rapidamente, fazendo com que não comam tanto. Para além do mais ajuda também à digestão e permite-vos obter a máxima sensação de satisfação.

5. Mesmo que tenham comido coisas más, tenham sempre em conta algumas dicas: bebam água; façam cinco refeições por dia; encham metade do vosso prato com legumes/salada; incluam uma peça de fruta ou uma barra de cereais no(s) vosso(s) lanche(s) e não deixem o exercício para depois.


Espero que tenham gostado!

Beijinhos
Ana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário